segunda-feira, 21 de março de 2011

Proposta de Acordo de Convivência

Você conhece o PPP de sua escola? PPP é o Projeto Político-Pedagógico que norteia as políticas de educação e tem por finalidade principal a melhoria de qualidade de vida "coletiva", isto é, a melhoria da qualidade de vida de professores, alunos e da comunidade que a escola abrange e influencia.

Sendo assim, quando temos a oportunidade de tomar conhecimento do PPP torna-se evidente que, em nosso país, as escolas possuem ferramentas poderosas para viabilizar a Educação Ambiental na gestão e de forma simultânea no currículo escolar, pois o Projeto Político-Pedagógico executado de forma integrada e de forma participativa tende a tornar-se instrumento de planejamento estratégico para que os comprometidos no processo educacional elaborem ações estruturadas no planejamento da educação.

Sendo assim, quando de forma conjunta, docentes, alunos e a sociedade representada pela comunidade, se unem para construir o PPP não há dúvida que os resultados descortinam métodos, objetivos e meios com mais afinidades às expectativas e as necessidades do público alvo: o coletivo escolar.

O projeto não tem por finalidade ser uma atividade-fim em si mesma, um mero procedimento administrativo, que objetive uma formalidade protocolar, ou legal, não pode ser interpretado como uma estrutura tecnocrata para perseguir resultados.

A missão básica do PPP é apresentar a vontade de todos que pretendam, através da educação, criar um meio de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Desta forma, o PPP preenchido com a missão de “ferramental de melhoria de vida das pessoas” representará a identidade cultural da comunidade que integra a escola, pois em seu conteúdo estrutural arquitetônico apresentará as demandas, necessidades e desejos oriundos das realidades sociais e históricas, do espaço onde habitam as pessoas, ou seja, haverá total identificação e, de forma fiel, irá ao encontro das expectativas dos atores do territórios que suas ações atingirão.

Para resumir nossa introdução registramos que o PPP deverá considerar um mapeamento socioambiental da escola e isto apoiará sua legitimidade, precisa também estimular a participação de cada componente do coletivo escolar para assim colaborar a transformar a escola em um território sustentável, necessita também visualizar a escola e seu entorno como um território de relações socioambientais, não devemos deixar de registrar a importância do Projeto Político-Pedagógico para transformação do espaço escolar, promovendo a articulação com o currículo e com a gestão e assim, ser o agente de sustentação de nova cultura de integração e interação na comunidade escolar, atraindo gestores, docentes, colaboradores, funcionários, estudantes e comunidade.

Bem . . . registrada a consideração inicial, na qual fundamenta-se nossa visão de que o pilar da criação da atmosfera favorável a nova relação de ações coletivas é o PPP, vamos abordar a forma, que em nosso entendimento, deveria ser conduzida pelos atores já mencionados para elaboração do Acordo de Convivência da cartilha Formando Com-Vida, Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, Construindo a Agenda 21 na Escola.

AGENDA 21 na ESCOLA

COM-VIDA ( Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida ) na escola:

Deverá: apoiar a gestão da escola sustentável, estabelecer acordos de convivência e promover o intercâmbio com a comunidade, com foco nas questões socioambientais. Através da Com-Vida, a comunidade deve ser incentivada a pensar a solução de seus problemas e a construção de cenários presente e futuro desejados.

CRIANDO A COM-VIDA:

Quando a escola ainda não tem a Com-Vida, essa é uma boa oportunidade para criá-la. Para isso é necessário a integração da direção da escola, dos professores, alunos e toda a comunidade envolvida com a identificação das necessidades e da construção do "Acordo de Convivência". Como ainda não obtivemos a autorização para iniciar o desenvolvimento de forma coletiva, com os atores do processo, vamos apresentar a visão de como interpretamos qual seria a forma ideal de conduzir a construção de um "Acordo de Convivência", fundamentado no conteúdo de ensino-aprendizagem do curso "Educação Ambiental - Escolas Sustentáveis".

Sendo assim, apresento uma minuta contendo a proposta com a qual registro a percepção e entendimento dos eixos de aprendizagem oferecidos até agora pelo curso “ Educação Ambiental - Escolas Sustentáveis”.

Desta forma, entendemos que em uma escola que tenha conseguido discutir e elaborar um PPP, conforme mencionado na introdução, poderia começar a COM-VIDA estabelecendo Acordo de Convivência pactuado entre estudantes, professores(as), gestores(as), funcionários(as) e integrantes da comunidade, identificados durante o mapeamento socioambiental e o desenvolvimento do PPP da escola.

Tendo em vista obter legitimidade e comprometimento de todos seria pertinente, para criar a Com-Vida, utilizar a metodologia da Oficina de Futuro, que se constitui dos seguintes passos:

"1º Passo: Árvore dos Sonhos – Nessa dinâmica, as pessoas são estimuladas a revelar os seus sonhos para o futuro da escola, uma escola sustentável, podendo ser desejos de curto, médio e de longo prazo.

2º Passo: Caminho das Pedras – A partir desses sonhos, o coletivo identificaria os obstáculos e os desafios para sua concretização. Chegaríamos então ao quadro dos problemas que impedem a existência da escola dos sonhos, da escola sustentável.

3º Passo: Plano de Ação – O esforço coletivo desenvolveria propostas para a resolução compartilhada dos problemas e estabeleceria um cronograma para a realização das ações, identificaria o que é necessário para implementá-las.

Depois da revisita ao PPP da escola e da criação da Com-Vida, estaríamos mais seguros(as) para participar, em conjunto com os(as) demais integrantes do coletivo escolar, da criação do Acordo de Convivência da escola. O acordo seria um conjunto de entendimentos feito entre as pessoas para facilitar o funcionamento da Com-Vida.

A construção coletiva do Acordo de Convivência faz dele um compromisso pelo qual todos se sentiriam responsáveis. A elaboração do documento depende, entretanto, de uma compreensão compartilhada a respeito de princípios tais como respeito mútuo, solidariedade, tolerância, transparência, reconhecimento do espaço do outro – conceitos fundamentais para a consolidação de uma cultura de paz. Por isso, é importante que o processo de elaboração desse documento seja permeado por um debate acerca desses temas, de forma a consolidar valores de convivialidade."

Acordo de Convivência da COM-VIDA2

"Definição e Objetivo Geral

A Com-vida é uma organização na escola que tem por objetivo geral desenvolver e acompanhar a Educação Ambiental de forma permanente e continuada, envolvendo a comunidade.

Objetivos Específicos

• Construir a Agenda 21 na Escola;

• Organizar a Conferência de Meio Ambiente na Escola;

• Promover intercâmbios com outras Com-vidas das escolas do mesmo município, da região ou do estado.

  • Quais são os objetivos na nossa escola? Aqui seria registrada a decisão coletiva da COM-VIDA.

Composição

A Com-vida é composta por estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade que participaram da Conferência de Meio Ambiente na Escola e outros convidados interessados no tema.

  • Quem deve fazer parte na nossa escola/ comunidade? Mais uma decisão que deveria ser tomada pela COM-VIDA

Formas de Organização

Para garantir seu funcionamento, a Com-vida se organiza com um Núcleo Mobilizador. O Núcleo Mobilizador coordena e orienta a execução das atividades. É composto por 04 (quatro) pessoas que fazem parte da Com-vida3, sendo:

• 02 (dois) estudantes – delegado ou delegada e suplente eleitos na Conferência de Meio Ambiente na Escola4;

• 01 (um) professor ou funcionário escolhido pela Com-vida;

• 01 (um) membro da comunidade escolhido pela Com-vida.

Nesse núcleo, o delegado ou a delegada e o suplente deverão exercer a função de facilitadores.

A Com-vida terá vigência de dois anos, mudando a cada Conferência de Meio Ambiente na Escola.

Como está organizada a Com-vida na escola? Pelo que percebi a a escola ainda não possui COM-VIDA.

Responsabilidades e forma de funcionamento

É responsabilidade da Com-vida cumprir com os objetivos definidos coletivamente.

A Com-vida se reunirá de acordo com as datas definidas ou, extraordinariamente, quando necessário.

É responsabilidade do Núcleo Mobilizador:

• Convidar, organizar e coordenar os participantes da Com-vida;

• Zelar pelo cumprimento de todas as atividades planejadas;

• Divulgar as atividades, os resultados e as conquistas na comunidade escolar;

• Facilitar a comunicação entre os membros da Com-vida;

• Promover a interação com Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida de outras escolas;

• Dialogar com experiências já existentes na escola e na comunidade, interagindo, para isso, com a direção escolar, o Grêmio, o Conselho Escolar, a Associação de Pais e Mestres, entre outras;

• Buscar parcerias para viabilizar as atividades;

• Fazer o registro de suas atividades.

O Núcleo Mobilizador se reunirá regularmente durante o ano letivo a cada 15 dias, ou quando necessário5.

A escola providenciará infra-estrutura para facilitar as atividades da Com-vida: espaço para reuniões, horário para utilização de equipamentos, arquivos, materiais etc"

Qual é a forma de funcionamento da Com-vida?

Como não há COM-VIDA não existe funcionamento.

Esse acordo de convivência é reconhecido e apoiado pela direção escolar.

Data ______/______/______

Escola ________________________________________

Município ____________________________UF________

Abaixo está o campo destinado a assinatura dos representantes legais da direção da escola e do representante do Núcleo Mobilizador

_______________ _______________________

Assinatura da Assinatura de representante

Direção da Escola do Núcleo Mobilizador

RODAPÉ

2 Conforme informei não tive acesso ao PPP e nem ao espaço escolar para poder elaborar a análise e discutir a criação ou reativação da COM-VIDA, portanto apresento esta proposta de Acordo de Convivência, em que acredito que os atores reais desta atividade poderiam considerar e trabalhar. A partir desta sugestão geral, a comunidade poderia discutir e detalhar objetivos específicos, funções e atividades da sua Com-vida.

3 A escola em análise coletiva deveria definir o número de participantes do Núcleo e a composição da Com-vida de acordo com sua realidade.

4 Nos casos em que o/a delegado/a ou suplente não sejam mais alunos da escola, pode-se fazer um processo especial para escolher quem vai atuar no Núcleo Mobilizador da Com-vida

5A escola definiria a periodicidade das reuniões de acordo com sua realidade.


Fonte de consulta: Formando COM-VIDA / Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola Construindo Agenda 21 na Escola http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao7.pdf

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